Teste de arrancamento estático.

É de suma importância realizar o teste de arrancamento nos pontos de ancoragem para assegurar que eles suportarão a carga necessária durante sua utilização. O teste é realizado com um equipamento específico, chamado dinamômetro. Seu princípio de funcionamento consiste em aplicar uma carga, fazendo com que o equipamento exerça uma força de tração (arrancamento) no ponto em que ele estiver fixado. A leitura da carga aplicada é feita através de um manômetro, logo, o equipamento deve ser calibrado, constantemente, para assegurar que a carga registrada no manômetro é igual a carga real aplicada no ponto de ancoragem.
Existem infinidades de aplicações para ensaios utilizando o dinamômetro, podendo o ensaio ser realizado em olhais de ancoragem para trabalho em altura, estruturas de fixações de equipamentos ou até mesmo escadas.
As cargas aplicadas são de acordo com as norma vigentes no assunto. Entretanto para atestar a qualidade e o desempenho dos nossos pontos de ancoragem, dimensionamos a instalação para suportar cargas sempre acima dos valores mínimos descritos nas normas, desta forma tendo uma grande margem de segurança para a utilização.
Também realizamos o teste de arrancamento em pontos fixados por outras empresas e emitimos o Laudo do ensaio.